a origem da camisa polo

A origem da camisa polo

A origem da camisa polo se dá ao tenista René Lacoste. Mas outros dizem que a camisa polo surgiu na Índia. De toda forma, existe um ponto em comum na história da camisa polo: o modelo veio através do esporte. No mais, é uma questão de interpretação saber o que é verdade. Está confuso? Vamos explicar em detalhes melhor neste artigo. Fique com a gente até o final e entenda sobre a camisa polo! 

Origem da camisa polo na Índia 

Antes de René Lacoste usar uma camisa polo, conta-se que um marajá de Jodpur, na Índia, criou um modelo parecido. O indiano gostava de ver os ingleses jogarem polo e da roupa que usavam para tal esporte. Porém, o modelo de camisa polo feita pelo marajá tinha um comprimento maior. Além disso, já havia botões, dois ou três no pati.

O nome desse tipo de camisa, inclusive, vem daí, do esporte em que os jogadores usavam a blusa. A Ralph Lauren, anos mais tarde, usou a alusão ao esporte na logo, para lembrar uma das versões de invenção desta camisa polo.

A polo de René Lacoste: a blusa do crocodilo

a origem da camisa polo

O tenista René Lacoste foi sinônimo de sucesso por onde passou. Além de atleta, ele foi inventor e empreendedor. O negócio de maior sucesso foi a marca Lacoste, grife conhecida no mundo todo. 

A polo também tornou-se o uniforme oficial do tênis. Antes, até gravata usava-se para jogar tênis. O pior: a camisa tinha um colarinho duro e mangas compridas. Ou seja, o uniforme dos tenistas não favorecia em nada o desempenho esportivo, pois era muito desconfortável. 

Por isso, em 1926, René Lacoste, também inspirado nos jogadores de polo, adaptou a camisa como uniforme para praticar o esporte. Talvez ele não soubesse, mas escrevia um importante capítulo da história da camisa polo. Ele ainda pediu que um crocodilo fosse inserido na camisa polo. Assim, ele criou a marca mais famosa de blusas polo do mundo.

Outras invenções de René Lacoste

Lacoste foi o melhor tenista de seu tempo. Entre 1925 e 1929 ele dominou os rankings do esporte e acumulou muitas vitorias no Gram Slam. O atleta somou cinco vitórias no French Internationals, três vitórias em Wimbledon e duas vitórias em campeonatos americanos. 

Tornou-se o melhor do mundo em 1927. Como se não bastasse, Lacoste mudou os rumos do tênis devido a suas invenções. Patenteou a máquina de lançar tênis aos 24 anos. Também criou uma raquete de tênis em aço. E como já contamos, a polo também foi desenvolvida por ele. Podemos dizer que todas as invenções de Lacoste foram motivadas para atingir a excelência no esporte que praticava. 

No entanto, o tenista era um admirador da elegância. Ele afirmou certa vez: 

“Sem elegância, ganhar ou perder não é suficiente”.

Muito provavelmente pelo apreço da moda, Lacoste criou a marca com seu sobrenome em 1933. Inicialmente, René era o maior garoto propaganda da própria marca. Depois, a Lacoste elegeu alguns atletas do tênis para usarem as gola polo originais para jogarem as partidas. 

Gola polo no golf

O golf foi outro esporte que a Lacoste vestiu. A família que tem o sobrenome da marca também marcou o esporte. A mulher de René, Simone Thion de la Chaume, era uma golfista talentosa. Foi campeã francesa de golf por 13 anos e levou o troféu do Campeonato Britânico de Golfe Amador para Meninas em 1924. 

Anos mais tarde, a filha de René e Simone também jogaram golf. Embora não tenha se profissionalizado, a atleta foi a única atleta amadora a vencer o U.S. Open. 

A equipe francesa de esqui também vestiu Lacoste ao ser patrocinada pela marca. 

Polo nasceu como uniforme esportivo e conquistou empresas

Depois que René criou a Lacoste, você já sabe do restante da história. A gola polo tornou-se muito popular. Além de ter se tornado coringa no guarda-roupa de homens e mulheres, é um dos modelos de uniforme mais usados. A logo das empresas é posicionada principalmente onde René escolheu para que o crocodilo ficasse. Normalmente, ela vem bordada, como as camisas polo mais famosas. 

Se você procura por um uniforme casual, a camisa polo pode ser uma excelente escolha. O modelo ainda permite agregar um ar mais social quando usado com suéteres, blazers e sapatos mais tradicionais. 

Quer falar sobre camisa polo personalizada? Entre em contato com a Camiseta 24 Horas para te ajudar a escolher todos os detalhes. 

× Fale conosco pelo Whatsapp!