o que é sublimação

O que é sublimação?

Você sabe o que é sublimação? A sublimação é uma técnica de impressão que tem por finalidade estampar tecidos feito em 100% poliéster e outros materiais por meio de uma impressora de jato de tinta em um papel especial e uma prensa térmica.

Para saber mais sobre este tipo de trabalho, elaboramos este artigo contando o que de fato é a sublimação e como ela funciona. Fique por dentro de todos os detalhes e descubra um pouco mais sobre este universo!

O que é sublimação

Sublimação

Em termos químicos, sublimação significa a passagem de algo em estado sólido para o estado gasoso, sem que a substância passe pelo estado líquido.

E o que isso tem a ver com a técnica de sublimação em camisetas personalizadas?

É que a tinta sublimática passará do estado sólido para o gasoso também de uma forma direta, por isso recebeu esse nome. É uma forma revolucionária criada pela estamparia para se fazer camisetas personalizadas!

Como funciona a sublimação?

Para se fazer este trabalho, você terá de ter um equipamento especifico para este fim ou que dê suporte a este tipo de tecnologia.

Existem duas maneiras de se realizar o procedimento de sublimação: a transferência térmica e a impressão direta.

Transferência térmica

A transferência térmica é a técnica mais antiga e comumente usada para sublimação de camisetas personalizadas. Ela consiste em usar um papel especial que recebe a impressão e é colocado sobre a camiseta, onde a imagem é transferida por meio de uma prensa térmica.

Impressão direta

Este tipo de sublimação leva mais tempo e é muito mais trabalhoso. Funciona apenas com fibras naturais tais como a seda e o algodão e por isso, é um processo um pouco mais caro.

O tecido passa por um pré-tratamento para absorver a tinta e recebe um pós-tratamento para a permanência da tinha ao tecido. O procedimento consume muita água e necessita de máquinas específicas.

Quais os equipamentos e os materiais usados?

  • Computador;
  • Impressora a jato de tinta específica ou adaptada;
  • Prensa térmica.

Há uma impressora sublimática, que nada mais é que uma máquina comum que foi adaptada para este fim.

Ela é adaptada com um sistema bulk ink que utilizará tinta sublimática em vez de cartuchos para impressão em papel. Podem ser usadas vários tipos de impressoras para a sublimação, mas a mais comumente empregada é a da marca Epson.

Há também o papel sublimático, que é específico para este tipo de trabalho. Ele possui uma fina camada de resina de poliéster para fazer a passagem da imagem para a camiseta que será personalizada.

Por fim, existe a tinta sublimática, que também é diferente da tinta normal para impressão.

Trata-se de um tipo de corante que, quando aquecido, protege partículas de tinta no papel sublimático. Quanto maior a qualidade dele, melhor será a sua impressão.

Que tipos de produtos podem recebê-la?

O tecidos em 100% poliéster é a superfície ideal para receber a sublimação por isso é muito utilizado em camisetas personalizadas. Porém, outras opções como cetim, crepe, helenca, microfibra, musseline e organza também pode passar por este procedimento.

Só é preciso verificar antes se o tecido tem pelo menos 60% de fibra sintética para que a sublimação seja bem-sucedida. Há também outros materiais que podem receber o procedimento, como vidro, plástico e metal.

Conhecendo um pouco mais sobre a técnica de sublimação, dá para entender porque algumas peças são tão bem-feitas e outras nem tanto, não é mesmo? Tudo depende do material certo a ser utilizado!

Se você quer saber mais sobre sublimação de camisetas personalizadas ou ainda tem alguma dúvida que não foi respondida em nosso artigo, deixe o seu comentário ou se preferir entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou se preferir via whatsapp! Teremos muito prazer em lhe responder.


1 comentário

Flavia · 28 de julho de 2022 às 12:56

Muito interessante esta matéria acabou de me esclarecer algumas duvidas.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco pelo Whatsapp!