O que é vetorização

Você já deve ter ouvido falar sobre imagem vetorizada quando deseja fazer uma camiseta personalizada, porém às vezes acabamos enviando uma imagem em bitmap, ou seja, uma imagem comum nos formatos PNG ou JPEG.

Visualmente dependendo o formato que ela foi salva a diferença não é muito grande entre uma imagem vetorial ou uma imagem bitmap. As imagens vetorizadas são compostas por linhas, curvas e pontos, podendo ser modificado separadamente cada elemento alterando formar e cores.

Já as imagens em bitmap, são imagens formadas por pixels e estão fechadas para edição desses elementos. E vetorizar uma imagem é a transformação desses pixels em linhas, curvas e pontos que possibilitam uma edição e um escalonamento mais fiel, sem perder a qualidade da imagem fazendo assim que esta imagem possa ser redimensionada para qualquer tamanho sem nunca perder sua qualidade.

O que é uma imagem vetorizada?

Uma imagem vetorizada, nada mais é que um desenho geométrico com base em eixos feito por computador, que possibilita o seu redimensionamento para impressos, design gráfico ou sites de internet, sem perder a qualidade.

Diferente das imagens comuns, chamadas de bitmap ou raster, que são formadas a partir de uma rede de pixels. Alguns exemplos de imagens bitmap são os formatos JPEG ou PNG.

Ao vetorizar uma imagem, você transforma esses pixels em elementos diferentes, compostos por pontos, linhas e curvas. Isso significa que uma imagem que era apenas um bloco de pixel passa a ser um conjunto de blocos que possibilita a alteração de forma livre e individual.

Então quando uma imagem é vetorizada, esses elementos são transformados de forma que não compromete o restante da imagem, além disso, é possível aumentar a qualidade das imagens que estão com uma resolução baixa.

Por que utilizar vetores?

Como já falamos, por ser uma imagem com elementos separados, o seu compartilhamento acaba sendo mais seguro, pois as imagens vetorizadas não perdem a qualidade e só podem ser editadas em programas específicos de design gráfico.

Os programas mais utilizados para criação e edição de imagens vetorizadas são o Corel Draw, Adobe Illustrator. Os arquivos geralmente são salvos nos formatos CDR, AI, SVG e EPS.

Como vetorizar imagem?

Existem algumas formas para criar uma imagem vetorial do zero: desenhando polígonos, linhas, preenchimento de cores na imagem, adicionando textos ou transformando uma imagem bitmap em um vetor.

Duas formas possíveis de se vetorizar uma imagem:

Abrindo um arquivo bitmap em algum programa de edição de vetores, uma das formas é redesenhando por cima da imagem as linhas e curvas da figura vetorial, como se cobrisse a imagem original, só que agora em vetor;

Outra forma é utilizando ferramentas de vetorização automáticas de alguns programas, que cria outra imagem através de uma aproximação da imagem original, neste caso a imagem pode não ficar 100% pois é feito um rastreio automatico.

Utilizar qualquer um desses processos resulta em uma imagem vetorizada que você pode editar da forma que desejar, modificando suas formas, deixando suas linhas mais suaves ou acentuadas, alterando as cores, removendo o fundo da imagem ou até mesmo eliminando alguns elementos.

Cuidados ao vetorizar imagem

Ao vetorizar uma imagem, alguns cuidados devem ser tomados com os efeitos, como sombra por exemplo, que podem apresentar alguns defeitos caso seja salvo em formatos como EPS e WMF.

Algumas imagens muito pequenas costumam perder a definição quando são vetorizadas. Entendendo melhor agora sobre imagens vetorizadas, separamos algumas ferramentas que podem te ajudar a vetorizar imagem.

  1. Photoshop

O Adobe Photoshop é uma das ferramentas de edição e tratamento de imagens, além de editar imagens e outras funções também é possível criar vetorizar imagem através dentro do Photoshop.

Entenda como vetorizar imagens no Photoshop através desse guia:

  • Abra a imagem que deseja vetorizar no Photoshop, clicando em “Arquivo” e depois “Abrir” e selecione a imagem;
  • Ao abrir a imagem, você precisa fazer o recorte com o traçado que deseja transformar em vetor. Para isso utilize a ferramenta “Laço Magnético”, ou a “Ferramenta Caneta” (Pen Tool) para fazer um recorte mais preciso;
  • Contorne toda a imagem, com os detalhes que deseja que apareça no vetor. Ao terminar o contorno, pressione “Enter” no seu teclado para criar uma seleção pontilhada;
  • Na barra de ferramentas superior, clique em “Janela” e selecione “Demarcadores”;
  • Na lateral do editor, uma aba será aberta. Entre no menu de “Demarcadores” e selecione “Criar Demarcador de Trabalho”;
  • Após isso, toda a área selecionada será demarcada para ser trabalhada como vetor;
  • Em seguida será necessário exportar para o Illustrator, acesse “Arquivo”, “Exportar” e selecione “Demarcadores para Illustrator”;
  • Ao abrir o Illustrator, os pontos já estão certinhos para traçado de vetor, com qualidade de linha perfeita, podendo dar zoom ou redimensionar o quanto quiser;
  • Após isso, basta salvar o seu novo vetor.
  1. Illustrator

Outra ferramenta da Adobe, o Illustrator é um dos melhores e mais populares programas para criação e edição de vetores. Muito utilizado por designers gráficos para a criação de desenhos, logos e muito mais.

Um passo a passo de como vetorizar imagem no Illustrator, totalmente automatizado e bem rápido:

  • Entre no Adobe Illustrator e clique em “Criar um novo arquivo”;
  • Em seguida, selecione a imagem desejada clicando em “inserir arquivo” e buscando a imagem no seu computador;
  • Assim que a imagem estiver carregada no programa, selecione ela e, na barra de ferramentas superior, clique na seta que está ao lado direito da ferramenta “Traçado da imagem”;
  • Após clicar na seta, vai abrir uma tela em uma com estilos de vetorização;
  • Selecione a opção “foto de alta fidelidade”, para que o resultado tenha mais qualidade;
  • Após isso, na barra de ferramentas superior, clique no botão “expandir”;
  • Ao finalizar esses passos, o seu arquivo já está vetorizado. Para finalizar, clique na imagem e usando o botão direito do mouse, selecione “desagrupar”.

E assim que finalizar todos esses passos a sua imagem está totalmente vetorizada e pronto para ser salva ou editada da maneira que desejar.

  1. Corel Draw

Outra ferramenta bastante popular no mundo dos designers gráficos, o Corel Draw é um programa de computador usado para a criação e edição de imagens vetoriais.

Assim como Illustrator, é bem simples criar uma imagem vetorial no Corel Draw, apenas seguindo esse passo a passo de como vetorizar imagem no Corel Draw:

No seu computador, abre o programa e crie um novo arquivo, clicando em “arquivo” e depois em “novo”;

Em seguida, você deve importar a imagem que deseja transformar em vetor, sendo elas em PNG ou JPEG;

Clique na figura e depois selecione a opção “bitmap” e em seguida “rastreio de contorno”;

Após isso, uma janela abrirá para que você edite e realize alguns ajustes no seu vetor;

Ao finalizar esses ajustes, clique na figura e selecione “organizar” e depois “desagrupar;

Assim que fizer isso, a sua imagem estará vetorizada e pronta para salvar ou editar.

Ajudamos a você aprender vetorizar uma imagem?

Esperamos que essa lista tenha te ajudado a entender o que são imagens vetorizadas e em quais programas podem ser feitos um vetor.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco pelo Whatsapp!